Lilypie Third Birthday tickers
Lilypie First Birthday tickers


6 de maio de 2010

Planear as refeições

Há muito tempo que dizia para mim mesma que tinha que começar a planear as refeições a cada semana. Há muito tempo, que é como quem diz há quase dois anos (que foi quando comecei a ter que cozinhar), para ser mais exacta. Era daquelas coisas em pensava, pensava mas deixava andar. Por pura preguiça e esquecimento, porque só traz vantagens: Não tenho que dar voltas à cabeça de cada vez que chega a hora de preparar uma refeição. É mais fácil de fazer as compras, porque sei o que vou precisar para a próxima semana e também posso comprar mais legumes e vegetais sem medo que se estraguem. Não tenho que inventar (o que até não é mau de todo, mas às vezes chateia) porque me faltam os cogumelos ou porque a carne ou o peixe ainda estão por descongelar. E o melhor de tudo: permite optar por refeições mais saudáveis e ter uma semana mais equilibrada. Resumindo, poupa-se paciência, tempo, dinheiro e saúde.

Ontem decidi fazer uma tabela, qualquer coisa gira, para imprimir, plastificar e pendurar no frigorífico. A ideia era escrever com uma caneta de acetato, todas as semanas, e apagar facilmente. Pus-me à procura de ideias, mas tudo o que encontrava era assim um bocadinho para o deslavado e incluía o pequeno-almoço, almoço, lanches e jantar... e eu procurava algo mais básico, só para uma refeição (que eu sou fã de cozinhar para duas vezes, até porque ele leva almoço/jantar muitas vezes e assim também escuso de cozinhar só para mim). Encontrei alguns giros, como este e este, mas ainda assim... Quando estava a começar a fazer um ao meu gosto, encontrei este:

E achei tão giro! Quando me pus a ler, vi que alguém vendia no Etsy estes modelos em pdf e pensei: Óbvio, se é giro tinha que ser pago. E deduzi que a imagem não teria resolução suficiente para imprimir em A4 quando de repente... tchanan! Afinal este estava a ser oferecido! :) Por isso e porque eu sou muito querida (cof cof), basta clicar na imagem, guardar no vosso computador, imprimir, plastificar et voilá! O site sugere que seja colocado nesta moldura do IKEA, eu acho mais prático assim. Não ficou tão giro no meu nosso frigorífico?

Esta foi a parte engraçada da coisa, agora falta passar da teoria à prática, que isto não é só para enfeitar!

6 feelings:

Dulce disse...

Olha que bela ideia, Dé! Vou copiar.



stories behind objects disse...

já cá canta! :)
para começar vou usar este, mas depois e como designer que sou, tenho que fazer um mais personalizado cá para casa ;). mas obrigadinha pelo ficheiro, é muito giro!

sabes, logo a seguir ao curso de culinária saudável, comecei a fazer um plano semanal deste tipo. num dia decidia o que se comeria toda a semana (e sim, eu também faço logo 2 refeições de cada vez) e achei que funcionava mesmo. tal como disseste, quando ía às compras já sabia exactamente o que queria/precisava comprar e nunca acontecia não ter determinado ingrediente importante.



Irina Ferreira disse...

Tenho andado com o mesmo problema! Tanto nas compras, como nós legumes que amadurecem demais! Vou "copiar" :). Ideia excelente!



..carlix.. disse...

Eu também já tive essa bela ideia mas acabo sempre por querer comer outra coisa que o planeado! LOL portanto ou improviso no momento ou faço no dia o que os meus desejos pedem eheheh mas é engraçado!



Raquel Henriques disse...

cá por casa faço isso mesmo, mas logo para o mês todo!!! E depois vou às compras à semana. Também sou grande fã desta ajuda. Levantar-me de manhã e perguntar: "deixa-me lá ver o que é o jantar hoje", tirar do congelador o que é preciso e ter tudinho em casa, sem stresses e compras de última hora! E com as miudas ainda consegui equilibrar com a ementa da escolinha delas. Quando almoçam peixe na escola, em casa jantam carne, e vice-versa!



InêsN disse...

ando há anos para fazer isso...pode ser que com este quadro tão catita me atire de vez :) obrigada!



Enviar um comentário