Lilypie Third Birthday tickers
Lilypie First Birthday tickers


21 de setembro de 2012

Aproveitar o que não presta.

Este ano, assim que começaram a aparecer as primeiras cerejas, lembrei-me que há algum tempo que pensava em fazer almofadinhas de caroços de cerejas. Para quem não sabe, estas almofadinhas, à semelhança das almofadinhas de cereais (que também estão nos meus planos), servem como almofadas térmicas, óptimas para substituir, consoante a situação, o saco de água quente (colocando no microondas uns minutos) ou o gelo (colocando no congelador umas horas). Podem ser usadas também para aquecer a caminha dos bebés antes de os deitar, agora que o frio se está a aproximar!

De maneiras que, nessa altura, decidi enviar sms a alguns amigos a pedir um pequeno favor: que quando comessem cerejas, colocassem os caroços à parte e que fossem colocando esse recipiente ao sol, para secar. A minha mãe tinha-me dito uma vez que este processo era suficiente. Eu achei estranho e mais tarde percebi que não. Muitos caroços ganham bolor e não é nada higiénico deixar aqueles bocadinhos de cereja agarrados que mais tarde acabariam por absorver humidade novamente e... blhac.

Caroços secos ao sol, antes de serem lavados.
Descobri que os caroços devem ser então submetidos a um processo de lavagem. É um processo muito simples mas, confesso, bastante demorado e... nojento! lol  Basicamente consiste apenas em colocar os caroços num recipiente com água e, de x em x tempo (eu era quando ia à cozinha e me lembrava e calçava umas luvas de latex para o efeito) ir esfregando uns nos outros e mudar a água, repetindo até se soltarem todos os resíduos. Depois, aí sim, colocar ao sol uns dias até secar.


Eu quase não comi cerejas, mas tenho amigas queridas que se lembraram do meu pedido e me trouxeram grandes caixas e sacos cheios de caroços :) a primeira leva já está lavadinha. Às vezes há uns caroços que ainda parecem ter restinhos, mas são apenas manchas mais escuras. Agora é tratar da segunda e creio que terei caroços suficientes para fazer algumas almofadinhas para oferecer no Natal!!

Lavadinhos e prontos para encher as almofadas!

4 feelings:

Vera disse...

Uau! Conseguiste transformá-los em algo apresentável!
Tou curiosa com o resultado final!



R. disse...

Que ideia tão gira! E eu que adoro cerejas... :)



Nadine Pinto | Fotografia disse...

Eu este ano não comi nem uma cereja, mas fiquei encantada com essa ideia. Já se sabe que o resultado final ficará um mimo.



Raquel Úria disse...

Tão lavadinhas! Quem vir só a última foto pensa que são pistachos!



Enviar um comentário