5 de março de 2011

Sacos de plástico

Antigamente usávamos os sacos do supermercado para pôr no caixote do lixo. Mas, como agora temos um grande, de 30L, não servem e temos que usar sacos pretos, grandes. Como fazemos compras num supermercado que não cobra os sacos (e nunca nos lembramos de levar os que temos, para evitar trazer mais - isso seria o correcto) os sacos acumulam-se por todos os lados. Tenho um puxa-saco de plástico como este, colado na parte de dentro de uma das portas dos armários da cozinha, mas como guarda poucos sacos, uso-o apenas para guardar os sacos transparentes da fruta e legumes, que gosto de usar quando cozinho, para colocar as cascas. Todos os outros, dobro-os. Uso a técnica ancestral (lol) que ensinaram à minha mãe há muitos anos e que ela me ensinou a mim. É assim:


À primeira vista pode parecer difícil, mas garanto-vos que depois é automático e em 10-15 minutos transformam 4 sacos cheiinhos de outros sacos amarrotados num montinho como este:


Um monte de sacos que já não cabe em lado nenhum passa a ocupar um cantinho ou uma gaveta. Além disso, podem facilmente ser levados na carteira e assim evitar trazer mais sacos do supermercado. Já agora, vale a pena ver também este vídeo, que alerta para os perigos do excesso de sacos de plástico para o ambiente. Quanto a mim, vou começar a deixar de trazer novos sacos e reutilizar os que aqui tenho até se gastarem. Depois disso, começo a usar sacos de pano ou sacos como estes.

Boas dobragens!

6 feelings:

Selma Tabita disse...

O Rúben dobra-os como tu, eu não tenho paciência vai tudo amachucado para o "porta-sacos" que temos na despensa. Tenho sempre comigo um saco de pano dentro da mala e quando vou ás compras ou levo o meu carrinho de compras desdobrável (como este: http://2.bp.blogspot.com/_Ql6WEmb-9jE/S8y1kpOFy4I/AAAAAAAABd4/Gwg3PsNXnIU/s1600/40011.jpg mas em preto) que cabe na minha mala e não pesa nada! Ou levo um saco do pingo doce como o que puseste na imagem. Mas por agora estou fã dos carrinhos de compra...=)



Débora disse...

Já tenho visto carrinhos como esse, mas de guardar na mala, nunca! Eu vou sempre às compras de carro e em grandes quantidades, por isso a ideia do carrinho para mim não dá pois tinha que estar a tirar uma coisa de cada vez para pôr na mala do carro. Além disso teria que levar 2 ou 3 carrinhos para caber tudo :)

As únicas alturas em que trago pouca coisa é às vezes quando vou ao pão ou à mercearia ao pé da escola da Matilde mas aí também não justifica por serem só 2 ou 3 coisas que me esqueci...



mãe pimpolha disse...

Tenho que experimentar.
Beijocas



Grey´s disse...

A minha avó ensinou-me a enrolar assim os sacos tinha eu uns 14 anos, desde aí que quando tenho tempo ( e paciência ) faço isso.
Quando vou a supermercados que não dao saco levo uns grandes que tenho do PD, Fnac, Ikea e Jumbo. Qd vou aos outros trago os deles e uso-os para o caixote de lixo, não é nada ecológico eu sei, tenho de mudar isso.

beijoca



Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

eu dobro os sacos assim desde sempre...



joana disse...

Olha o que aprendi hoje...



Enviar um comentário